
Inspiradas pelas questões de alguns leitores, decidimos fazer uma pesquisa sobre os vários tipos de chocolate, satisfazendo igualmente a nossa curiosidade...
- Chocolate Amargo: também conhecido como chocolate de culinária, é constituido apenas por grãos de cacau torrados sem adição de leite nem de açúcar, o que lhe confere um sabor azedo; é essencialmente utilizado em cozinha, onde pode ser misturado com açúcar para se tornar mais saboroso, servindo, ainda, de base aos outros chocolates (exceptuando o branco).
- Chocolate Negro: contém licor de chocolate*, manteiga de cacau, açúcar, baunilha e emulsionantes; pode ser subdividido dependendo da percentagem de cacau que pode ir de 35% a 80%.
- Chocolate de Leite: para além dos ingredientes do chocolate negro, diferencia-se por conter também derivados de leite, como por exemplo o leite condensado ou leite em pó, na ordem dos 12%; este tem um sabor mais doce e menos achocolatado que o negro.
- Chocolate Branco: deve a sua caracterização como chocolate ao facto de conter manteiga de cacau (num mínimo de 20%), não contendo, no entanto, licor de chocolate ou outros derivados do cacau; é constituido ainda por açúcar (não mais de 55%) e leite.
- Chocolate Couverture (de cobertura): possui uma elevada quantidade de manteiga de cacau e licor de chocolate, tornando-se fácil de derreter e de formar uma cobertura macia e brilhante, sendo maioritariamente utilizado e muito apreciado por chocolateiros profissionais.
- Chocolate em Pó: consiste em grãos de cacau ralados e destituídos da manteiga de cacau; tem um sabor amargo e não deve ser confundido com o chocolate solúvel que se mistura no leite.
- Chocolate Dietético: este tipo de chocolate é desprovido de açúcar, no entanto contém elevadas quantidades de gorduras e de adoçantes altamente calóricos como o sorbitol, não sendo, desta forma, adequado para uma dieta.
Mas a variedade não fica por aqui, uma vez que os fabricantes usam a sua criatividade para criar novos tipos de chocolates, juntando a estes principais outros ingredientes como diferentes licores (de baunilha, morango, menta, café, entre outros), nozes, amêndoas, fruta, caramelo e até arroz torrado!
Uma coisa é certa, seja qual for o tipo, a forma, a textura ou o sabor, o chocolate é sempre delicioso.
Uma coisa é certa, seja qual for o tipo, a forma, a textura ou o sabor, o chocolate é sempre delicioso.
* o licor de chocolate é composto por grãos de cacau derretidos