quinta-feira, 13 de março de 2008

Compulsão Alimentar

A Compulsão Alimentar é uma condição que foi recentemente reconhecida como um distúrbio do foro psiquiátrico.

Pessoas com este transtorno alimentar perdem frequentemente controlo sobre o que comem, ingerindo enormes quantidades de comida. No entanto, não deve ser confundido com a bulimia nervosa, uma vez que estes episódios de ingestão exagerada não se segue de tentativas de eliminar a comida com recurso ao vómito ou laxantes.

Apesar de todos termos alturas que nos descontrolamos e comemos demasiado, não quer dizer que soframos desta condição. Embora os médicos ainda se debatam sobre a melhor maneira de diagnosticar a Compulsão Alimentar, segue-se uma lista de sintomas mais comuns a todos aqueles que a possuem:
  • Episódios frequentes em que se consomem quantidades consideradas anormais de comida
  • Sensação constante de descontrolo sobre o que se come e as suas quantidades;
  • Comer muito mais rápido que o normal;
  • Comer até ficar desconfortavelmente cheio;
  • Comer muito, mesmo não estando com fome;
  • Sentimento de insatisfação, depressão ou culpa depois dos ataques compulsivos.
Tal como qualquer distúrbio alimentar, a Compulsão Alimentar pode trazer grandes complicações para a saúde, tais como: diabetes, hipertensão, altos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, doenças da vesícula biliar e até mesmo alguns tipos de cancro.

É ainda importante que referir que, embora a maioria das pessoas com esta doença sejam obesas, outras pessoas com peso dito normal podem ser afectadas pela Compulsão Alimentar.


2 comentários:

Anónimo disse...

Artigo interessante,.......

Anónimo disse...

Penso que todos nós às vezes sofremos um bocadinho desta doença.
Há sempre aquele dia que comemos mais do que a conta mesmo sem ter fome... só mesmo porque os olhos comem mais do que a barriga.