segunda-feira, 10 de março de 2008

Mais feliz quando come chocolate?


Quem nunca recorreu ao chocolate num dia que se sentia mais em baixo ? Pelo menos, sempre pensamos que um pedacinho de chocolate nos tornava mais felizes...

Ora, Kevin Chan, médico pediatra em Toronto, pensava da mesma maneira, pelo que desenvolveu um estudo em que comparava os efeitos do consumo dos diferentes chocolates na felicidade, designado The Chocolate Happiness Undergoing More Pleasantness (CHUMP).

Neste estudo, participaram 180 pessoas, que foram divididas em 3 grupos de 60: o primeiro grupo recebia uma barra extra de chocolate negro por dia, o segundo recebia uma de chocolate de leite e, por fim, o terceiro grupo não sofreu alterações, mantendo o seu consumo normal de chocolate.

Efectivamente, era fácil prever que os individuos dos grupos 1 e 2 seriam mais felizes durante o mês que durou o estudo do que o grupo que não recebeu chocolate extra. Mas aconteceu que os participantes foram trocando de grupos conforme a sua preferência de chocolate, o que levou ao grupo 2 ficar com 82 constituintes e o grupo 3 apenas 34; a análise destes resultados comprovou que os grupos eram igualmente felizes.

Afinal, como este estudo demonstrou, o que nos faz feliz não é o chocolate em si, mas o fazer o que queremos, quando queremos ("getting what you want, when you want it")...


4 comentários:

Anónimo disse...

Blog delicioso, espero que continuem a postar...

Anónimo disse...

Demasiadamente provocador, para quem anda a tentar fazer dieta, parabens!!!!! assim sinto-me menos mal.........

Anónimo disse...

Adoro Chocolate, e gostei do vosso artigo.
Queria saber mais sobre os benefícios e os malefícios do chocolate poderiam colocar um artigo sobre este assunto.
Claro que eu sou uma consumidora de chocolate quase viciada.

Anónimo disse...

e o chocolate branco, será que tambem satisfaz assim tanto como o negro? é que não consigo comer chocolate branco pois não me parece chocolate.