terça-feira, 29 de abril de 2008

A Nutricosmética


Fenómeno relativamente recente em Portugal, a Nutricosmética é uma nova geração da cosmética que se propões a agir a partir do interior, através de suplementos alimentares.


Os nutricosméticos são, então, suplementos alimentares cujo o objectivo principal é preservar o equilíbrio fisiológico da pele, cabelo e unhas, para realçar a beleza. Estes actuam da seguinte forma:

  • após a ingestão dos nutricosméticos, os nutrientes contidos passam à corrente sanguínea e daí são distribuídos pelos diferentes tecidos e orgãos, incluindo a pele, que é irrigada por uma complexa rede de capilares

  • uma vez chegados a esta rede capilar cutânea os nutrientes são difundidos por todas as camadas da pele, optimizando as suas funções de renovação, regeneração e protecção (ao contrário da maior parte dos outros cosméticos como cremes que não vão além da epiderme, a camada superficial)


O princípio destes nutricosméticos é o mesmo que está subjacente à ingestão de suplementos alimentares em geral; a nossa alimentação não é suficientemente rica em nutrientes como ómega-3 e carotenóides, o que se reflecte negativamente no funcionamento de todas as células e procura-se complementar esta lacuna com os ditos suplementos.



No entanto, e como em tudo, há que ter cuidados ! Um tratamento deve ser seguido em média durante 3 meses e deve-se ter em atenção para que não se ultrapasse as doses indicadas e tomar apenas um de cada vez.

Sem comentários: