segunda-feira, 14 de abril de 2008

O perigo do peixe mal cozinhado



Há poucos anos um estudo português realizado pelo Centro de Imunoalergologia do Algarve alertava para uma "recente" patologia provocada por um parasita - o Anisakis simplex - que começava a ter uma maior dimensão, quer em aumento de número de casos de reacções de hipersensibilidade quer da sua severidade. As zonas mais afectadas sã geralmente as piscatórias, onde os hábitos de ingestão de peixes e crustáceos frescos deficientemente confeccionados são uma realidade. Mas também os adeptos de sushi e sashimi (pratos japoneses à base de peixe cru) devem estar despertos para o problema.


Segundo fontes oficiais, o peixe pescado em Portugal está bem controlado, pelo que não é caso para alarme. No entanto, nada como estar informado e tomar algumas precauções, especialmente quando o tempo começa a aquecer, sendo mais propenso a formentar intoxicações alimentares.



Podem causar doenças como infecções e alergias:


  • Infecções: afectam sobretudo o tracto gastrointestinal. Podem produzir uma "simples" inflamação no estômago ou intestinos, ou migrar para outros tecidos ou órgãos.


  • Alergias: as pessoas que apresentam esta alergia mostram diversos sintomas após o consumo de peixe contaminado. O diagnóstico baseia-se na detecção de anticorpos ou através de exames específicos de sensibilidade cutânea.

Os sintomas aparecem entre as 4 e as 72 horas depois da ingestão.

A forma gástrica provoca dores abdominais, acompanhadas ou não de vómitos, náuseas e diarreia. A forma alérgica varia entre uma urticária e o aparecimento de manchas vermelhas à superfície da pele, em especial à volta dos olhos e dos lábios, podendo também afectar a garganta, as mãos e os pés. Os quadros mais graves estão associados, por exemplo, a reacções alérgicas agudas que requerem urgência hospitalar.


O tratamento mais indicado passa pela administração de medicamentos anti-histamínicos, corticosteróides ou outros. Nos casos em que a alergia se manifesta juntamente com um quadro infeccioso gástrico, a extracção da larva por endoscopia pode ser preponderante para a resolução do problema.


Desta forma, como prevenir ?

  • Evite a ingestão de peixe cru fresco ou mal cozinhado (incluindo na brasa ou microondas), preparações caseiras em vinagre, fumados, marinados, etc.;


  • Congele o peixe durante 72horas a -20ºC antes de ser servido cru, descongelado;


  • Cozinhe-o sempre a temperaturas superiores a 60ºC, durante pelo menos 5 minutos;


  • Não consuma as áreas próximas do aparelho digestivo do peixe, nem mesmo as tripas.



O peixe é um excelente alimento, mas deve ser bem confecionado para evitar riscos de alergia e contaminação por parasitas!









Fonte: revista Certa

1 comentário:

Rita Pires disse...

Não sabia que o peixe mal cozinhado ou até mesmo cru, podia fazer assim tão mal...! Sempre fui grande apreciadora de sushi, mas agora vou pensar duas vezes antes de voltar a comê-lo.