sábado, 26 de abril de 2008

Vigorexia : um distúrbio pouco conhecido




Também conhecido como Síndrome de Adónis, a Vigorexia trata-se de um transtorno emocional, ligado ao narcisismo exagerado que se caracteriza por uma obsessão em transformar um corpo magro em musculado, sem olhar a meios para atingir esse fim.

As pessoas que apresentam este distúrbio, mesmo passando horas num ginásio e já estando com o corpo muito tonificado, sentem-se sempre magros e fracos, sentindo a necessidade de continuar a praticar o exercício físico exagerado.


São, por isso, pessoas que procuram a imagem perfeita, influenciadas por modelos culturais actuais ou desportistas.

Os vigoréxicos são tímidos e anti-sociais, considerando que a meta de atingir o corpo perfeito como uma compensação dos sentimentos de inferioridade.

O uso de esteróides e anabolizantes pode ser um recurso frequente, por facilitar a obtenção de resultados imediatos. No entanto, a sua utilização pode ser preocupante pois estes aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e das disfunções sexuais além de diminuírem o tamanho dos testículos e criarem maior propensão ao cancro da próstata.

Além disso, há uma preocupação excessiva com a alimentação: as gorduras são evitadas e as proteínas são consumidas de forma exagerada.

A vigorexia poode provocar insónias, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante, dificuldade de concentração, entre outros sintomas.


Ao contrário de outros distúrbios, como a anorexia ou a bulimia, a vigorexia é mais comum em homens do que em mulheres.

4 comentários:

Joana Duarte e Joana Ferreira disse...

aaiii...o homenzinho é assustador...lol...mas o artigo está bastante interresante...

AnaDaniela disse...

A vigorexia é real, sendo um tema muito pertinente nos dias que correm, mas há também imensa gente que adora e pratica muita actividade física e apenas por isso é rotulada de "fanática" ou de se preocupar excessivamente com o seu corpo... Cada macaco no seu galho!

Favas Contadas disse...

Se vissemos apenas a imagem sem saber do que se tratava, diriamos que era artificial!

Está mais uma vez presente o excesso e o extremo. A pessoa deve cultivar o equilíbrio e não recorrer ao exercício físico exagerado apenas para colmatar a falta de auto-estima ou outros distúrbios emocionais!

Nutrição Descascada disse...

esse homem era jeitoso para se estudar os musculos em anatomia xD concordamos, este tipo de disturbio alimentar so agora é que esta a começar a ser mais falado. Homens que querem tornar-se cada vez maiores e com mais musculos, pondo em risco a sua saude.
bom blog ;D*