segunda-feira, 21 de abril de 2008

Será que a água enche?



É um mito comum no "mundo das dietas" que se se beber um copo de água antes da refeição nos sentimos cheios durante mais tempo.


A última novidade nas dietas é apostar em ficar saciado: procura-se, preferencialmente, comer alimentos que nos mantenham satisfeitos durante mais tempo e não tentar reduzir a ingestão de calorias.


Será que é mesmo verdade?


Um estudo feito pela BBC procurou encontrar a resposta a esta pergunta. Organizaram-se duas equipas às quais foi dada uma refeição idêntica de frango e vegetais com um copo de água; a única diferença foi que uma das equipas bebeu a água antes de comer e a outra consumiu a água e os outros alimentos misturados numa espécie de "sopa".


Comprovou-se que a equipa que consumiu a "sopa" manteve-se saciada durante mais 60 minutos do que a outra.


A explicação reside no facto de que, quando bebemos a água antes da refeição, o estômago consegue separar este líquido dos sólidos, mandando-o rapidamente para os intestinos. No entanto, quando juntamos a água e a comida numa "sopa", esta separação não acontece e estes mantêm-se numa mistura homogénea que entra no intestino ao mesmo tempo; o volume aumentado que a "sopa" provoca no estômago faz com que esta se mantenha lá durante mais tempo, activando os nossos sinais de saciedade e adiando o esvaziamento, o que, de acordo com alguns cientistas, pode reduzir a fome até um quarto.





Fonte: BBC

Sem comentários: