sexta-feira, 25 de abril de 2008

Poderá o tomate proteger a nossa pele?



Toda a gente tem a noção que o tomate faz bem à nossa saúde, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, favorece a ossificação e o crescimento, entre outros benefícios. No entanto, muita gente poderá nem ter ideia que o tomate pode, ainda, proteger a nossa pele!



Certas pesquisas relacionadas com os benefícios do tomate têm demonstrado que este legume tem um componente - licopene - que pode proteger a nossa pele dos danos provocados pelos raios UV, quando ficamos queimados pelo Sol.



O licopene é um antioxidante que protege as células dos radicais livres.



Novamente a BBC fez um estudo sobre a pasta do tomate, para chegar à conclusão se, realmente, o tomate poderá, ou não, proteger a nossa pele dos danos provocados pelos raios UV e a vermelhidão consequente.



Assim, escolheu 23 mulheres que costumavam apanhar Sol e pediu a metade destas para comer 55gr. de pasta de tomate (o que corresponde a 16 mg de licopene), durante 12 semanas.



Após as 12 semanas as 23 mulheres foram expostas ao Sol mais uma vez, verificando-se que aquelas que seguiram a dieta da pasta do tomate tiveram um aumento de protecção da pele de 30%.



Ou seja, o tomate, realmente, ajuda na protecção da nossa pele, o que não quer dizer que possamos deixar de utilizar o protector solar. A maior conclusão é que se aumentarmos o consumo de tomate na dieta usual, podemos ajudar a proteger a pele dos danos diários que o Sol provoca!


Fonte: BBC

2 comentários:

Mariana Batista, Raquel Neto e Rita Monteiro disse...

Hum...bastante interessante.Estamos sempre a aprender.Realmente conhecia alguns beneficios do tomate mas este efeito protector da pele era-me desconhecido.
Adorei saber e realmente não custa adicionar mais um tomatinho a nossa salada =)!
Parabéns!Continuem...

Anónimo disse...

adorei tive uma pele mas bronzeada com o efeito extraordinario do tomate vou usar sempre........... graça